Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

Cête - Paredes.


Situada em terras férteis, a freguesia de Cête, concelho de Paredes, tem vindo mostrar grande desenvolvimento a nível industrial. Do seu património cultural edificado destacam-se a Capela da Senhora do Vale, a Casa do Zé do Telhado, e o Mosteiro de Cête, o ex-libris da freguesia. Aliás, a criação da povoação, inicialmente designada de Lardosa, encontra-se profundamente ligada à história do próprio Mosteiro, fundado em 844 por dois mouros convertidos à fé cristã. Arrasado pelos árabes da guarnição de Vandoma, foi posteriormente reconstruído, sendo considerado Monumento Nacional, desde 1910.

PAREDES
Integrada na região do Vale do Sousa, Paredes preserva a sua atmosfera rural, a dois passos da cidade do Porto. Inserido nas Rotas dos Móveis, do Vinho Verde e do Românico, todo o concelho exibe um património natural admirável, marcado pela beleza paisagística da região. Ao longo do Rio Sousa encontram-se as Pias Bucólicas, onde ainda podem ser apreciados moinhos em funcionamento, além de agrestes margens escarpadas, e troços mais suaves convidativos à prática de canoagem e de desportos radicais. Especialmente impressionante é o açude natural de 50 m de altura, conhecido como Salto do Sousa.

No que toca ao espólio arquitectónico é de destacar o Mosteiro de Cête, Monumento Nacional tipicamente românico, a também românica Capela de N. Sra. Do Vale, o Castro da Serra do Muro de Vandoma, com vestígios arqueológicos que remontam à proto-história e se estendem à Idade Média, assim como alguns solares e casas antigas.

A Rota dos Móveis é a imagem de marca deste concelho, que produz 65% do mobiliário fabricado no país. Consiste num itinerário que dá a conhecer as potencialidades da indústria e o património de Paredes. Ao nível da Rota dos Vinhos são quatro as adegas associadas, onde se pode provar o néctar regional: a Fonte Sacra, a Trejadoura, a Quinta Dalém - Bitarães e a Adega Cooperativa de Paredes, C.R.L. Na gastronomia, rica e variada, destaca-se o cabrito à moda de Paredes com arroz de forno e, como sobremesa, a sopa seca. Iguarias, ainda hoje, confeccionadas de acordo a tradição.

No domínio cultural, Paredes acolhe um dos eventos mais significativos da região: o Encontrartes - Encontro de Artistas do Vale do Sousa. Funciona como um ponto de encontro fundamental entre a literatura, a poesia, a música, o teatro, o artesanato e o folclore mais genuínos dos seis concelhos do Vale do Sousa e tem despertado, cada vez mais, o interesse tanto da população como de centenas de curiosos de todo o país.
tags:
publicado por Admin às 19:30
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds